DEG
Bem Vindo.
Se ainda não é membro registado, registe-se e faça parte da nossa comunidade.

Participe do fórum, é rápido e fácil

DEG
Bem Vindo.
Se ainda não é membro registado, registe-se e faça parte da nossa comunidade.
DEG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda

5 participantes

Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Jogo da Bolha ou Jogo da Roda

Mensagem  nunoraposo Sex 30 Jan 2009, 07:50

boas pessoal...lanço este topico para saber a vossa opiniao acerca deste jogo...se sabem de amigos ke ja ganharam...quais os prós e contras de entrar no jogo...etc...etc..
nunoraposo
nunoraposo
Junior (21-50)
Junior (21-50)

Número de Mensagens : 25
Idade : 34
Localização : Povoaçao
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5775
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Re: Jogo da Bolha ou Jogo da Roda

Mensagem  Convidad Sex 30 Jan 2009, 20:02

Caro nunoraposo

É uma questão interessante e bastante actual Very Happy

A minha opinião é a seguinte.
0º Pessoalmente não jogo. Só gosto de jogos em que o resultado depende EXCLUSIVAMENTE de mim.

1º É um jogo. E como qualquer jogo ganha-se e perde-se. (ponto final)
Segundo o que li probabilidade de se perder é de 88%.

2º No jogo da bolha fica feio "perder". É mais interessante vender a posição dentro de uma bolha, pois pode-se recuperar o $, e assim aliviar o stress a que o "jogador" fica submetido.

3º Eu também não comprendia muito bem jogo no principio, até que fiz uma investigação sobre esta "moda". E quanto mais sabia, mais me convencia de que é um jogo pouco ético.

4º Se virmos bem..... até nem é bem um jogo. É uma circulação de dinheiro democrática. Talvez se chame jogo, devido ao stress e adrenalina passiva dos seus participantes.

Diz-nos o nº 1 do artigo 217º do Código Penal:
"Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa."
A questão é que as pessoas agem de livre vontade e consciência do risco, logo não existe crime.

5º Se investimos "Y" num negócio, não vendemos nada, não prestamos serviços, não pagamos imposto, não geramos riqueza... e no fim ganhamos com 8 vezes "Y", sem que ninguém fique a perder? Percebe-se logo que mais de 75% das pessoas fica a perder.

Notas:
"A duvida situa-se sempre em saber se quem joga o faz enganado em relação aos pressupostos ou se os participantes sabem dos riscos"
ANTÓNIO MARTINS, ASS. SINDICAL DOS JUÍZES

"Não tenho duvidas de que estamos perante um jogo que não esta legalizado. Se isto não e uma burla prevista no Código Penal, devia ser"
SALDANHA SANCHES, FISCALISTA

"Pode ser considerado uma burla, mas isso depende de se se saber se as pessoas sabem ao que vão ou se for provado o uso de algum artifício"
ANTÓNIO CLUNY, SINDICATO MAGISTRADOS DO MP


A directiva já é de 2005 (Directiva da União Europeia n.º 2005/29/CE), mas apenas recentemente foi transposta para o ordenamento português (decreto-lei n.º 57/2008 de 26 de Março) - em vigor desde 1 de Abril - e vem prever exactamente esta prática na sua ‘black list’ ou “enganosas em qualquer circunstância”.

De lá transcreve-se:
«Artigo 4.º
Proibição
São proibidas as práticas comercias desleais.

Artigo 6.º
Práticas comerciais desleais em especial

São desleais em especial:
c) As práticas comerciais enganosas e as práticas comerciais agressivas referidas, respectivamente, nos artigos 8.ºe 12.º, consideradas como tal em qualquer circunstância.

Artigo 8.º
Acções consideradas enganosas em qualquer circunstância

São consideradas enganosas, em qualquer circunstância, as seguintes práticas comerciais:
r) Criar, explorar ou promover um sistema de promoção em pirâmide em que o consumidor dá a sua própria contribuição em troca da possibilidade de receber uma contrapartida que decorra essencialmente da entrada de outros consumidores no sistema;

Artigo 15.º
Responsabilidade civil

O consumidor lesado por efeito de alguma prática comercial desleal proibida nos termos do presente decreto-lei é ressarcido nos termos gerais.

Artigo 21.º
Contra-ordenações
1 — A violação do disposto nos artigos 4.º a 12.º constitui contra-ordenação punível com coima de € 250 a € 3740,98, se o infractor for pessoa singular, e de € 3000 a € 44 891,81, se o infractor for pessoa colectiva.»


Relatos que se podem encontrar facilmente:
"Eu e outros colegas meus de trabalho fomos enganados por um ex-colega que nos aliciou a entrar nisso garantindo um rendimento de 8 vezes mais sobre valor investido. confiamos na pessoa demos o dinheiro, passados 2 meses a pessoa abandonou o trabalho,e esta incontactavel."

PS: DONT PLAY OR LOSE HAPPY

Bibliografia
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Esquema da Pirâmide

Mensagem  Fábio Sousa Sáb 31 Jan 2009, 16:43

O Jogo da Bolha, pelo que sei, é muito parecido com os esquemas em pirâmide, que são ilegais em alguns países como a Colômbia (no ano passado foram presas algumas pessoas por participarem num esquema destes) e num derivado chamado esquema de Ponzi. O esquema Ponzi evolve fraude, e, logo, incorre em crime. Recentemente, Bernard Madoff, ex-presidente do NASDAQ, foi preso por estar, literalmente, no centro de um esquema destes.

O esquema em pirâmide envolve uma pessoa que, através de uma promessa qualquer de prestação de serviço ou entrega de produto, consegue levar uma outra pessoa a entregar-lhe x quantia. Ao receber a quantia, o primeiro individuo entrega um serviço ou produto que não está acordo com as expectativas criadas. Também há a possibilidade de não entregar nada. O segundo indivíduo fica, então, com algo sem valor em mãos. A partir daí, fica com duas alternativas (tirando fazer queixa): Ou engana outras pessoas para reaver o dinheiro e o esquema desenvolve-se a desde ponto em diante; ou não faz nada e o esquema pára, se entretanto o primeiro indivíduo não tiver enganado mais ninguém. A matemática dita que este esquema é finito, porque o número de pessoas existentes também é finito.

O esquema Ponzi, não se desenvolve como o da pirâmide. Em vez, gira em volta de um único indivíduo. Não se passa a "batata quente" a outro. Neste esquema, o sujeito central promete algo a duas pessoas (normalmente produtos financeiros) que lhes dará grande retorno. As pessoas alinham e entregam o dinheiro. Passado o tempo combinado, o pivot entrega o dinheiro investido mais o retorno (é a única altura em que perde dinheiro). Admirados com o grande retorno e com a promessa de dinheiro fácil, as duas primeiras vitimas voltam a investir o dinheiro. A partir daí, mais pessoas apercebem-se deste produto "maravilha" e investem também. O pivot recebe este dinheiro e paga aos dois primeiros investidores. Um 3º grupo de pessoas apercebe-se deste produto e investe. O dinheiro que este grupo investe por sua vez é utilizado para pagar ao 2º grupo de investidores e assim sucessivamente. Com cada nova compra, o preço do dito produto aumenta e, assim, o pivot lucra com a diferença entre os aumentos de preço e os retornos que tem que pagar aos investidores, tirando as comissões que recebe por ser intermediário entre o cliente e o mercado. Naturalmente, esta taxa de retorno é menor do que à taxa a que aumenta o preço dos produtos.

No caso de Madoff, não houve a criação de um produto fictício. Ele prometia, em relação a produtos financeiros reais, taxas de retorno superiores àquelas que o mercado anunciava. Haviam situações em que o produto apresentava taxas negativas e a taxa que Madoff oferecia era de 2 dígitos.

Aqui o esquema também acaba, e normalmente acaba de três maneiras:
- O pivot junta tudo o que ganhou e desaparece;
- Atinge-se o limite matemático que expliquei no esquema em pirâmide;
- Há uma investigação e as autoridades terminam o esquema. Madoff foi preso, porque os filhos denunciaram-no.

O Jogo da Bolha, como já disse é uma mistura entre estes dois. Pelo que me explicaram, um pivot recebe todo o dinheiro, enquanto quem pagou inicialmente tem que procurar "meter mais gente ao barulho" para reaver o dinheiro que pagou inicialmente. Temos então, um pivot que recebe um bom lucro e que passa "a batata quente" a outros, que por sua vez têm que se tornar pivots e envolver mais gente, recebendo o dinheiro. No final alguém tem que perder, porque há um limite de pessoas.

Em Portugal, o Jogo da Bolha não é ilegal, no entanto, deve-se questionar a moralidade de envolver um "amigo" num esquema em que este último, ou perde dinheiro, normalmente 100€, "porque na bolha de 100€ ninguém perde" QuestionExclamation, ou então tem que se comprometer moralmente e envolver alguém para também receber.

No final, penso que a única maneira de chegar ao final do mês com dinheiro no bolso é trabalhar, receber e gastar de forma ajuizada.

Fiquem Bem
Fábio Sousa
Fábio Sousa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 36
Idade : 35
Localização : Ribeira Grande
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5676
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Ninguém dá nada a ninguém.

Mensagem  aeris8 Dom 15 Fev 2009, 12:33

Isto é uma moda passageira, visto que já quase toda a ilha entrou em bolhas e não vai voltar a jogar. Logo "rebenta" a bolha e as pessoas que estavam a espera do seu dinheirinho nunca mais o vêem.
Pessoalmente já me convidaram para participar, examinei a questão com alguma desconfiança porque ninguém dá nada a ninguem e tudo tem um preço. Já pra não dizer que me parece muito pouco ético.
Não recrimino quem participa, estes são dias dificeis e as pessoas facilmente se deixam atrair pela promessa de dinheiro fácil.
Gente honesta também ganha dinheiro! lol Não se precipitem a entrar numa situação destas, procurem informação e analisem os prós e os contras.

Cumprimentos aos Deguinhos! Wink
aeris8
aeris8
Junior (21-50)
Junior (21-50)

Número de Mensagens : 32
Idade : 37
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5733
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Bolha

Mensagem  Ana Sofia Qua 18 Fev 2009, 19:17

Eu simplesmente não me vou arriscar Wink

Este jogo já existe à anos... sai e entra de moda rapidamente. É uma função esponencial do tipo 2^n... ou seja é um grande bola de neve!

Muita gente a principio ganhou dinheiro... mas agora é mais "facil" perder q ganhar! É apenas a minha opinião claro! Smile

Cimprimentos
Ana Sofia V. Sousa
Ana Sofia
Ana Sofia
Iniciado (6-20)
Iniciado (6-20)

Número de Mensagens : 13
Idade : 33
Localização : Ponta Delgada
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5702
Data de inscrição : 19/11/2008

http://annasophiagallery.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty interessante...

Mensagem  aeris8 Seg 23 Fev 2009, 14:59

É a tua opinião ou do prof de matemática? lol Tb fui a essa aula! Razz
aeris8
aeris8
Junior (21-50)
Junior (21-50)

Número de Mensagens : 32
Idade : 37
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5733
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Roda

Mensagem  Ana Sofia Qua 18 Mar 2009, 19:01

Por acaso concordo com o prof de matematica sim xD

Mas tbm não jogei nem vou jogar.... porque esta é a realidade, é um risco mt grannde... principalmente pa mim.

Mas sim foi baseado na opinião do professor Razz
Ana Sofia
Ana Sofia
Iniciado (6-20)
Iniciado (6-20)

Número de Mensagens : 13
Idade : 33
Localização : Ponta Delgada
Actividade no DEG : Lic. Gestão
Pontos : 5702
Data de inscrição : 19/11/2008

http://annasophiagallery.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Re: Jogo da Bolha ou Jogo da Roda

Mensagem  FitzGerald Seg 23 Mar 2009, 20:23

Não se metam nisso. Isso está oficialmente estoirado! E sei disso porque perdi 100€ nessa brincadeira Smile

Tecnicamente não perdi o dinheiro ainda, porque optamos por meter a roda em stand-by, até a moda voltar a pegar. Mas mesmo que não veja o dinheiro, ja não me incomoda muito, já me habituei à ideia, e aliás, nunca se sabe se o meu futuro não passa por perder e ganhar quantias maiores na bolsa por exemplo...

Se forem a jogar quando a moda voltar, sugiro que joguem em rodas de 10€ que não só custa menos se der barraca, como também é mais fácil de arranjar gente para rebentar com isso. E joguem apenas se tiverem os seus dois!
FitzGerald
FitzGerald
Forum Admin
Forum Admin

Número de Mensagens : 60
Idade : 37
Localização : Livramento
Actividade no DEG : Lic. Economia
Pontos : 5848
Data de inscrição : 07/11/2008

https://deguac.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Bolha ou Jogo da Roda Empty Re: Jogo da Bolha ou Jogo da Roda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos